A moda é a forma silenciosa de dizer quem somos ou quem queremos ser

Sempre enxerguei a moda, roupas, acessórios e a composição de looks como uma expressão da minha própria personalidade e de alguma forma isso também refletia meu estado emocional. Provavelmente você também já se olhou no espelho e se viu a própria viúva negra num dia de bad, ou acabou colocando um vestido florido em um dia de happy. Constatei isso através das escolhas que eu faço diariamente, ainda que goste muito de preto, e essa cor caia super bem em mim (e nas outras 3 bilhões de mulheres do mundo), nos dias mais alegres acabo acrescentando acessórios coloridos que quebram a seriedade que essa cor trás. Quando quero ficar alegre coloco cores vivas, quando quero ficar calma visto azul, quando quero ficar rica, amarelo, principalmente no Reveillon, rs. Em relação as peças também me vi linkando emoções, sensações a essas escolhas, por exemplo, quando quero passar seriedade nas reuniões de trabalho visto calças e terninhos, e quando o assunto é mais leve me arrisco nas saias ou vestidos.

moda -poas-resort-2015

É incrível perceber como a composição de roupas, traz subliminarmente traços da personalidade de cada um, a moda é a forma silenciosa de mostrar ao mundo quem somos. Claro que como tudo na vida, existem estereótipos, de acordo com o que você veste você é hipster, “patty”, playboy, roceiro, recatado, ousado, sexy… há uma infinidade de arquétipos e isso não necessariamente corresponde a realidade, quantas vezes nos vestimos de forma padronizada para sermos aceitos em algum ambiente, não é mesmo? 

moda homem

Ultimamente eu tenho seguido menos moda e mais intuição, me visto como quero que as pessoas me enxerguem. Através do vestuário é possível passar mensagens, sinais, e não estou falando das famigeradas camisetas com frases que são tão famosas hoje em dia. Procuro sempre me identificar com o que visto, e como diz a Cris Guerra, a moda pode ser uma forma de intensificar a sua individualidade e não de uniformizar pessoas.

moda

Resolvi fazer esse texto curtinho aqui para dividir com vocês um pouco dos meus estudos sobre moda, essência, consciência e sustentabilidade, estou entrando em uma nova fase da vida, tanto pessoal, quanto profissional, e nada mais certo que dividir com minhas bonitonas e bonitões essas questões que tem me feito repensar e melhorar muito.

E pra vocês, o que é moda? Como ela influencia seu humor, suas emoções?  Conta pra gente aqui nos comentários. Até breve! <3

Lívia Monteiro

Lívia Monteiro é produtora de eventos, especialista em gestão cultural e em projetos. Voluntária no IVB. Fascinada por moda, cultura, cinema e literatura, vive com a cabeça na lua e precisa lembrar de manter os pés no chão... ainda sonha visitar Paris.