Fashion Revolution Week – A revolução da moda em BH

A semana foi atribulada e eu realmente não tive tempo de postar os bastidores (é bem difícil ser produtora e fazer cobertura ao mesmo tempo). Mas estou muito feliz com os resultados da primeira Fashion Revolution Week BH realizada por mim e pela minha parceira Andreza Xavier.

Abordamos temas de extrema importância para a sociedade, debatemos, promovemos arte, cultura, identidade e falamos sobre direitos humanos, o tema que para mim, é o mais importante nesse momento não só para a moda, como para o mundo.

As duas mesas de debates moderadas pela jornalista Valéria Said abordavam temas muito interessantes, “Moda, Comunicação, Políticas Públicas Culturais e de Sustentabilidade” e Moda e Direitos Humanos. Mostrando que o universo fashion vai bem além do glamour que nos é apresentado pela mídia.

Nossa semana também contou com a exposição O Custo Real de Um Look Sustentável, com curadoria de Juliano Sá, o intuito  de aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu real impacto, da produção ao consumo, para a economia, para o meio ambiente e, principalmente, para os direitos humanos de milhares de trabalhadores.

Apresentamos peças de diferentes marcas urbanas que fazem parte do cenário da moda mineira, a exibição fez muita gente repensar os processos de consumo inteligente e consciente, evidenciando as novas linguagens de produção e aquisição das roupas.

Entre as outras atividades da semana também teve troca de roupas, no projeto Brechó MeuSeu,  a mesa redonda “A importância da produção e consumo sustentável” na UEMG, com importantes nomes da moda mineira, além de trazer o tema de inovação e tecnologia para o mundo da moda com as mesas de “Empreendedorismo, criatividade e colaboração” e a última mesa da semana sobre Moda e Tecnologia.

Além disso tivemos oficinas práticas e teoricas na Plural Espaço de Moda, ministradas pela Nióbio, Corte Centesimal e Luiza Oliveira, proprietária do espaço e parceira Fashion Revolution.

A semana foi finalizada com a palestra “Utopia e Fragmentação na Comunicação de Moda Ética” com a professora Luciana Duarte, que além de palestras que viram a nossa cabeça do avesso e nos fazem refletir bastante, é a realizadora de projetos incríveis como  The Street Store e Pimp my Carroça, em Belo Horizonte.

Foi uma semana de muito trabalho, mas com a ajuda de todos os voluntários e parceiros conseguimos fazer um evento realmente incrível. E já preparando planos para o próximo ano. =)

Lívia Monteiro

Lívia Monteiro é publicitária, produtora de eventos, especialista em gestão cultural e em projetos. Representante Oficial do Fashion Revolution em BH. CoFounder e CMO do Cidadela. Fascinada por moda, cultura, cinema e literatura, vive com a cabeça na lua e precisa lembrar de manter os pés no chão...