Conhecendo a Humana Second Hand na Alemanha

Publicado originalmente em https://blog.modacad.com.br/humana-second-hand-em-berlim/

Durante minha estadia em Berlim aproveitei para conhecer algumas lojas entre as centenas de Second Hand Shop, ou como são conhecidas no Brasil, Brechós.

Assim eu conheci a Humana Second Hand & Vintage e descobri que suas ações e eventos vão muito além do garimpo e revenda de roupas. O projeto realiza um trabalho humanitário de apoio a instituições locais, com os recursos gerados pelas vendas.

20180807_124444-1

Além da administração dos brechós, que já é uma iniciativa de incentivo ao consumo consciente, a Humana também realiza um trabalho de proteção ao meio ambiente, recolhendo resíduos têxteis para reutilização e transformação de roupas.

Recolhem estes residuos em contêineres Humana espalhados pelas cidades que têm suas lojas. Parte da renda é investida nos projetos realizados pela associação.

Humana-Alemanha--2-

Entre as causas do projeto da Humana, está o combate ao HIV/AIDS e apoio à pessoas infectadas, especialmente na África. Investem em educação nas áreas necessitadas formando professores, em apoio a crianças orfãs, entre muitas outras ações.

Humana-Alemanha--13-

Na Alemanha eles atuam em diversos eventos, alguns deles em parceria com o Fashion Revolution local conscientizando e promovendo a sustentabilidade na moda com palestras, workshops e exposições.

Humana-Alemanha--9-

A Humana possui 27 lojas na Alemanha, sendo 14 em Berlim, e muitas outras espalhadas por diversos países na Europa, Ásia, Américas e África. No Brasil, descobri que eles atuam no nordeste.

Eu tive a oportunidade de conhecer 3 dessas lojas. A primeira na Alexanderstrasse e a segunda na Lewishamstraße em Berlim. A terceira loja em Dresden. Eu gostei bastante pois a variedade é enorme e eles separam as roupas por cores e estilos, o que facilita a busca.

Humana-Alemanha--15-

Os preços são realmente baixos, mas acredito que por se tratar de um projeto muito amplo, que precisa trabalhar com volume de peças em muitos estilos, não são tão criteriosos quanto à seleção das peças.

Assim você pode encontrar tanto peças ótimas e bem conservadas, quanto peças ruins em mal estado de conservação. Diferente dos outros brechós, que apesar de menores, eram bem encantadores! Tanto em relação à composição das vitrines, quanto à qualidade das peças, mas isso é assunto para outro post… até breve!

Humana-Alemanha--6-

Lívia Monteiro

Lívia Monteiro é publicitária, produtora de eventos, especialista em gestão cultural e em projetos. Representante Oficial do Fashion Revolution em BH. CoFounder e CMO do Cidadela. Fascinada por moda, cultura, cinema e literatura, vive com a cabeça na lua e precisa lembrar de manter os pés no chão...