Brasil Eco Fashion apresenta marcas brasileiras na Milão Fashion Week


O Brasil Eco Fashion que é o maior evento de moda sustentavel da América Latina estará em Milão nessa sexta feira. A iniciativa pioneira levará um grupo de oito marcas com foco em sustentabilidade para apresentação de produtos e desfiles entre os dias 24 e 25 de setembro em uma das mais importantes vitrines de moda do mundo.


O objetivo é posicionar as marcas de moda sustentável brasileira no mercado internacional. A iniciativa é da Brasil Eco Fashion, plataforma aliada de quem ousa empreender no segmento de moda ética e responsável. Entre as ações de consultoria, apoio e capacitação, promove o evento anual Brasil Eco Fashion Week – BEFW – com desfiles, showroom, workshops e rodada de negócios.


“O BEFW já vem realizando rodadas de negócios com compradores internacionais desde a 2a. edição. O crescente interesse trouxe para nós a oportunidade de apresentar algumas marcas e afirmar que o Brasil é referência internacional em moda sustentável”, explica Rafael Morais, diretor executivo do evento.

A edição em Milão é presencial e ocorre em dois dias de showroom para compradores sendo um dia também dedicado a desfiles para convidados e para a imprensa. “Esta é a primeira versão do evento fora do país e deve acontecer de forma simultânea em Milão e uma 5º edição online no Brasil, ou seja, será um evento em formato figital (físico e digital)”, revela Morais.

Brasil Eco Fashion em Milão
Leandro Castro- Brasil Eco Fashion Week 2020 foto: Marcelo Soubhia/FOTOSITE


De acordo com Yulia Palchykova, diretora do Fashion Vibes e realizadora da mostra BEFW em Milão, a criatividade da moda brasileira deve chamar a atenção do mercado italiano e europeu que têm dado ênfase para a sustentabilidade em oposição ao fast fashion. “O Brasil é rico em matérias-primas, mas também em criatividade baseada na diversidade
cultural. É um país com visão única de mundo e nosso objetivo é evidenciar o desenvolvimento nesta direção, promovendo designers que valorizam em suas coleções as suas raízes, a sua cultura e incrível energia”, disse.


Marcas e materiais que estarão na missão de internacionalização

Participam da edição BEFW na Milão Fashion Week as marcas Natural Cotton Color, Helena Pontes, Catarina Mina, Rico Bracco, Eneas Neto, Libertees, KF Branding e Dona Rufina. As marcas apresentam inovações da indústria têxtil com tecidos inéditos de fibras naturais como o Denim com cor, mas sem tingimento.

Trata-se do algodão colorido da Paraíba, que já nasce em tons de bege, marrom e verde e tem certificação internacional de produto orgânico. Há também tecidos que abordam conceitos de economia circular feitos com algodão e resíduos de linho em fusão com a seda do Vale da Seda, no Paraná, além de acessórios produzidos com borracha vegetal.

Também serão apresentadas técnicas artesanais tradicionais realizadas em arranjos produtivos em sete estados brasileiros, como a renda de bilro desenvolvida por comunidades no Ceará, inovações em renda renascença realizadas no Cariri paraibano, a lã naturalmente colorida por associação de mulheres do Rio Grande do Sul, os bordados
produzidos em associações de artesãs no Distrito Federal e as estamparias criadas com tingimento natural em Minas Gerais, além de produtos feitos em teares manuais em Pernambuco.


A plataforma Brasil Eco Fashion já vem trabalhando na capacitação das empresas para atuarem na exportação. “O treinamento é feito internamente e tem a contribuição das marcas participantes com experiência em negócios internacionais”, disse Morais.

Brasil Eco Fashion em Milão
Créditos para as fotos: Marcelo Soubhia / Agência Fotosite (@agfotosite


A realização da BEFW durante a Semana de Moda de Milão é feita em parceria com a Associação Brasileira da Moda Sustentável – Abrimos. A entidade, criada em 2020, reúne empresas deste importante setor da Economia Criativa orientadas pela sustentabilidade ambiental, social, econômica e cultural.

Lívia Monteiro é escritora, produtora de eventos, especialista em gestão cultural e MBA em Gestão de Projetos com aprofundamentos em Dragon Dreaming, Facilitação de processos e Otimização do tempo. Adora falar sobre moda, filmes/séries, livros e viagens. Atualmente está em processo de criação de um novo projeto de autoconhecimento e crescimento com a AmaiLuz Terapias e atua como analista de Marketing Digital e blogueira Modacad.